“Com a liberdade, livros, flores e a lua, quem poderia não ser feliz?”
- Oscar Wilde

Olá, meus caros! Hoje vim falar com vocês sobre um assunto que me deixa animada, mas que também me fez pensar muito enquanto consumidora de livros: livros usados, sebos, trocas no Skoob e por aí vai. 


 Esses livros na foto e quase todos na minha estante são usados. Vou os achando pela vida: em sebos da minha cidade, em feiras de livros ou pela internet. Como costumo dizer, não sou eu que encontro o livro, é ele que me encontra!


 Nesses tantos encontros, tive experiências fenomenais. Foi em um sebo que encontrei uma edição de 1974 de As Meninas autografada pela Lygia, o que me deixou nas nuvens. Foi em doações de livros usados que tive um dos encontros mais belos da minha vida: Capitães da Areia, do Jorge Amado. Graças a minha mãe, que além de incentivar a leitura em mim também me levava em sebos, minha paixão por eles sempre esteve aqui.


 Dos meus livros favoritos, a maioria me encontrou por meios que nunca imaginaria. Não só sebos, mas por trocas no Skoob que é uma opção fenomenal, e sebos online (que inclusive há vários aqui pelo Instagram).


 Mas por que estou falando sobre isso? Bom… com a pandemia, a maioria dos sebos que eu ia fecharam e eu tive que buscar os caminhos mais fáceis para não precisar me pôr em risco. Foi o ano em que mais fiz compras pela Amazon, e olhando para isso, fico triste em ver que me tornei o que eu mais temia - uma consumidora (levemente) desenfreada.


 Não me levem a mal, não estou falando para vocês pararem de comprar livros novos em folha na Amazon, mas que tal repensar esse consumo? 


 Além disso tudo, ler livros é ler histórias; mas ler livros que já tem histórias se torna algo ainda mais prazeroso. Saber que outra pessoa admirou aquelas palavras, correu os olhos por aquelas folhas, dedicou aquele livro para alguém amado… nos dá uma noção de tudo que é belo.


 Apenas um porém: alguns livros de sebos estão desatualizados com o acordo ortográfico atual, então é bom prestar atenção nisso.


 Enfim… me empolguei! Pense em alguém que ama sebos, essa pessoa sou eu. Deixei algumas opções e dicas nas imagens. Contem-me sobre vocês, vocês gostam de sebos ou tem costume de ler livros usados? O que acham sobre?



Dicas para quem quer consumir livros usados


- Skoob: O Skoob é uma rede social brasileira para leitores que, em sua versão para navegador, dá a oportunidade dos leitores de trocarem seus livros com outras pessoas! Desde que descobri isso, sempre pesquiso os livros que quero lá antes de qualquer coisa. Além disso, já achei vários livros lá que me transformaram completamente!


- Estante Virtual: A Estante Virtual é um site com diversos sebos e livrarias cadastrados, portanto se você quiser achar um livro usado ou até mesmo novo, lá é o lugar certo! O frete varia bastante, mas creio que vale super a pena sempre dar uma olhada lá, é uma opção boa para quem quer comprar de sebos, mas não quer sair da comodidade de sua casa!


- Sebo do Messias: Como boa paulista que sou, nunca poderia deixar de falar do Sebo do Messias! Ele se localiza na Praça João Mendes, na Sé, e tem um acervo incrível de livros. Quantas vezes já não fui lá e passei horas e horas vendo aquelas edições antigas incríveis dos livros que queria. É impossível não ficar apaixonada! Vale a pena dar uma olhada no site.


- Facebook: Há diversos grupos no Facebook de venda de livros, e mesmo que eu quase não mexa nesse app, vivo vendo os livros que as pessoas colocam para vender! Uma boa opção é procurar grupos da sua cidade.


- Instagram: Nem preciso dizer como amo os sebos do instagram, né? Sigo vários e sempre estou de olho, acho uma opção bem mais fácil e que dá a oportunidade de conhecer vários sebos perto de onde você mora ou no Brasil todo.


- Google/Maps: Toda cidade tem um sebo, por mais que meio escondidos e difíceis de serem achados. Por isso, essa dica pode parecer boba mas é valiosa: pesquise, dê um Google e vá procurando até achar os sebos e feiras de livros que tem na sua cidade. Conhecer bastante opções dá uma ajuda enorme na hora de comparar preços.









0 Comentários