“Nem mesmo em meu próprio coração eu conseguia expressar as minhas sensações, que pesavam como uma montanha sobre os meus ombros, e esse peso excessivo destruía minha agonia.”

(p. 156/157)


 Victor Frankenstein sempre fora alguém dedicado ao conhecimento e ao estudo de filosofia e ciências naturais. Porém ao conseguir dar vida a um ser monstruoso, ele se vê preso em uma perseguição trágica.


 Um dos maiores clássicos da ficção científica e do terror, Frankenstein é uma obra de tirar o fôlego. Com uma linguagem poética e angustiante, vamos conhecendo cada pormenor da personalidade do Victor e do Monstro que ele criou - ou seriam os humanos os monstros, nessa história?


 A narração da história do Monstro mostra uma nuance humana que poucos autores (até hoje) tem a coragem de mostrar: de como o ser humano é falho, egoísta, e chama de aberração aquilo que foge das normas. Mary Shelley teve uma grande perícia ao fazer isso, transformando o livro em algo que chega a ser sufocante de ler, dado às barbáries que tanto o Monstro quanto o Victor cometem.


“Embora eu almejasse o amor e companheirismo, ainda assim era desprezado. Não havia injustiça nisso? Somente eu devo ser considerado criminoso quando toda a humanidade pecava contra mim?”

(p. 239)


 Em diversos momentos do livro, senti-me dividida, assim como me senti ao ler Morro dos Ventos Uivantes. O motivo é simples: não há personagens bons ou ruins, amáveis ou odiáveis, heróis ou vilões. Há apenas personagens humanos (até certo ponto) que cometem erros mesquinhos, mas também sofrem e se arrependem. Em diversos momentos do livro, eu me peguei sentindo empatia tanto pelo Monstro quanto pelo Victor, e em outros, odiando ambos e condenando suas ações. Para mim, a beleza da obra está aí: a ambivalência, a intensidade mais-que-humana. A beleza do sofrimento enquanto condutor narrativo. É de tirar o fôlego.


 “Eu era um pobre desgraçado, desamparado, infeliz, que não sabia e nem poderia entender nada. Então, sentindo a dor me invadir por todos os lados, sentei e chorei.”

(p.108)


 Essa foi uma leitura que sei que carregarei comigo. Toda a intensidade, a beleza do trágico… nada disso será esquecido por mim, enquanto leitora e enquanto pessoa.


Não preciso nem dizer que recomendo intensamente, certo? E indico principalmente a edição em que li, da Editora Principis, que tem uma tradução integral e bem mais fácil do que outras que já vi, além de ser super em conta.


Sobre a autora
Mary Wollstonecraft Shelley nasceu em em 1851 em Londres, no Reino Unido, filha do filósofo William Godwin e da escritora e feminista Mary Wollstonecraft. Ela se consagrou como uma das principais escritoras da literatura gótica, da ficção e do terror ao escrever Frankenstein, ou o Prometeu Moderno.




0 Comentários