“À noite, algo se enroscava no seu pescoço, algo que por muito pouco não lhe sufocava antes de você cair no sono.”


 Que eu sou apaixonada pela escrita da Chimamanda desde Americanah, já é de conhecimento de muitos dos que me acompanham a mais tempo por aqui; porém, com No Seu Pescoço, essa paixão se transformou em uma imensa admiração.

 Composto por 12 contos, o livro aborda temas dos mais diversos: racismo, imigração, relacionamentos tóxicos, machismo, relações familiares, e por aí vai. Mas a beleza está na experimentação que a Chimamanda fez no livro, usando narrativas em primeira ou terceira pessoa, e colocando o leitor como foco narrativo.

 Ela nos apresenta não só a Nigéria, mas a história nigeriana, o passado doloroso do país e a vivência nele. Ademais, ela nos mostra como é ser um imigrante nigeriano nos Estados Unidos, os preconceitos sofridos e as expectativas impostas sobre eles.

 Além disso, a escrita dela permanece mágica como sempre. A beleza das palavras que ela escolhe, a forma dela de representar coisas intensas com uma simplicidade poética… isso me envolveu, e quando menos percebi, estava chorando e com o peito aperto junto dos personagens. 

 Há algo de muito diferente em como ela escolhe descrever os sentimentos e observações dos pers
onagens, mas não sei se consigo pôr como me sinto em relação a isso, em palavras. É algo que se faz lembrar, como o amargor de alguma comida, ou até aquela angústia no fundo da alma que se faz presente, como uma sombra.

 Ela tem em suas mãos o poder de atenuar os sentimentos mais excruciantes, e intensificar os sentimentos mais suaves; ao seu bel prazer, da forma que só ela faz. Por isso esse livro foi o único que fui capaz de ler durante a ressaca literária em que estive em Agosto, e também foi favoritado. 

 Apenas leiam Chimamanda, meus caros. É uma experiência diferente, e é encantador.


 “Mais tarde, no chuveiro, você começou a chorar. Observou a água diluir suas lágrimas, sem saber por que estava chorando.”

Compre No Seu Pescoço aqui :)


Sobre a autora

Chimamanda Ngozi Adichie nasceu em Enugu, na Nigéria, em 1977. Autora de diversos livros premiados, como Americanah, Meio Sol Amarelo e Hibisco Roxo. Além de escritora, é também mestre de artes em estudos africanos.

0 Comentários