Você já se sentiu manipulado por uma narrativa?


 Olá gente, como vocês estão? Hoje decidi dar uma diferenciada no estilo de post que normalmente faço, para falar de algo que me admira nos livros e narrativas: a manipulação. E não é aquela manipulação ruim (de certo modo), mas como o autor te guia a lugares que ele deseja, muitas vezes conduzindo nossa linha de raciocínio e pensamento sem que ao menos haja a possibilidade de notarmos.

 É claro que isso já é feito naturalmente na narrativa: somos guiados a certos caminhos e pontos de vista, sendo exposto apenas o que o autor desejar. Ou seja, já é um recurso intrínseco das narrativas. Mas e quando a manipulação é a principal ferramenta do livro?

 Usarei como exemplo Lolita, do Vladimir Nabokov, livro que estou lendo no momento. O livro aborda um caso de pedofilia, mas como é narrado pelo próprio pedófilo (Humbert Humbert), há momentos em que cheguei a duvidar se algumas coisas que ele relatou aconteceram mesmo. Afinal, ele está falando sobre a Lolita para um júri, pois está sendo julgado por homicídio. Então, o que o impediria de mentir para manipular a decisão de seu julgamento, ou enganar aos leitores?

 Outro exemplo, mais conhecido pelos brasileiros: Dom Casmurro, do mestre Machado de Assis. O livro, narrado pelo Bentinho, conta sobre sua intensa paixão por Capitu, e a sua intensa crença de que ela o traiu. Mas Machado foi tão genial ao usar o recurso da manipulação, que até hoje (121 anos depois) um dos maiores questionamentos da literatura nacional é: traiu ou não traiu?

 Enfim, eu queria falar desse recurso narrativo, pois para mim ele é genial e eternizou as obras citadas, e outras diversas. O que fez Lolita se eternizar na literatura mundial, mesmo sendo polêmico como é, foi essa ambiguidade presente no discurso do Humbert Humbert. E sobre Dom Casmurro, sequer preciso falar sobre, não? É simplesmente uma das obras mais geniais que já li.

 Então, me contem: vocês já foram terrivelmente manipulados em um livro e só descobriram ao finalizar ele? O que acham desse recurso?



0 Comentários